fbpx

Bioimpedância

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal. Esta avaliação é realizada em balanças especiais, através de placas de metais que em contato com os pés e as mãos, conduzem uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo. A velocidade da corrente elétrica, permite que o exame calcule o valor de massa magra, gordura e água. Para análise e resultados adequados, a bioimpedância deve ser realizada em equipamento profissional e interpretada por profissional capacitado.
Além do peso corporal, o exame mostra:
– Percentual de gordura: É importante indicativo do estado de saúde, pois a massa gorda acima dos valores indicados para idade e sexo significa aumento do o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso.
– Percentual de massa magra: Indica a quantidade de músculo e água no organismo, o acompanhamento permite avaliar se o paciente está́ tendo aumento da massa muscular com a dieta e plano de atividades físicas.
– Massa muscular: Quanto maior a massa muscular, maior será́ a quantidade de calorias gastas por dia, permitindo eliminar mais facilmente o excesso de gordura do corpo e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.
– Hidratação: O organismo bem hidratado garante a saúde dos músculos, evita câimbras, rupturas, lesões, além do bom funcionamento intestinal e saúde da pele, cabelos e mucosas.
Densidade óssea: É importante para avaliar os benefícios da atividade física em idosos ou pessoas com osteopenia ou osteoporose e tratar a perda de densidade óssea.